1 2

A História

Lagoa

No século 17 a região do Capitão, nome do Rio que beira a fazenda, era rica em cana de açúcar e a fazenda Pedra do Sabia tinha um engenho de produção de açúcar. Ainda hoje podemos ver vestígios desta atividade. A represa que alimentava de água o engenho, transformou-se num grande e belo lago no meio da floresta.

No século passado, a cultura do cacau foi introduzida nas áreas mais baixas da fazenda, conservando assim a maior parte da Mata Atlântica.

CacauDesde sua compra em 1984, os proprietários desenvolveram uma produção orgânica de cacau e outros frutos tropicais, sempre se preocupando em conservar a mata e estar em sintonia com a vizinhança.

A ONG Rosa dos Ventos foi concebida em 1999. Esta fundou a Escola Rosa dos Ventos que se localiza na entrada da fazenda e atende as crianças da região.

Em 2003 foi criada a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra do Sabiá aberta para visitação e educação ambiental.

Em 2008 a Rosa dos Ventos criou o programa “Aos cuidados da Natureza” em parceria com as comunidades do entorno, a fim de resgatar e transmitir o conhecimento sobre plantas medicinais, agroecologia e agrofloresta.

Escola Rosa dos VentosDesde 2007 a Pedra do Sabiá recebe hospedes e acolhe retiros e cursos.