1 2

Yoga e Nutrição Consciente

O Retiro de Yoga e Nutrição Consciente têm como objetivo oferecer um espaço para praticar, promover, refletir, compartilhar e debater hábitos de vida saudáveis. Entendendo como saúde, a harmonia e o equilíbrio em todos nossos planos de existência: físico, emocional, mental e espiritual.

 
Imersos na Natureza da Mata Atlântica da Pedra do Sabiá, viveremos uma rotina diferente, com práticas diárias de Yoga, refeições vegetarianas, palestras de Nutrição Consciente, momentos de lazer e momentos de introspecção.
 
Na prática de Yoga começamos pelo nível do corpo físico, sendo este o aspecto mais concreto, denso, acessível de nós mesmos. Através de práticas de Asanas e Pranayamas limpamos e fortalecemos o corpo, cultivamos a disciplina, a concentração, a persistência, a força de vontade, a sensibilidade interna e a percepção consciente. Se nosso corpo está leve, flexível, alinhado, eficiente nas suas funções, ele converte-se na ferramenta ideal para transcender a percepção física e atingir a percepção e purificação de planos mais sutis nas práticas de Pratyahara, Dharana e Dhyana.
 
A alimentação é um pilar fundamental na busca pela saúde, que pode ser um aliado ou se transformar em um obstáculo. Uma alimentação adequada e equilibrada, conforme as necessidades individuais, fornece energia que se disponibiliza para processos de evolução e autoconhecimento. Quando a nossa dieta não é adequada o sistema digestivo consome mais energia do que ganha, acumulam-se toxinas, criando obstrução, peso, rigidez, sono, confusão, falta de vontade, e na cronicidade até doenças físicas. Vamos trazer a percepção consciente para nossa mesa. Questionar, observar, refletir: Quando comer? Por que comer? O que comer? Como é a digestão de determinado alimento? Estudaremos a composição dos alimentos e as necessidades físicas de macro e micronutrientes, permitindo assim escolher as nossas refeições com mais consciência.
 
O Retiro busca trazer para o seu dia a dia que tanto o conhecimento da Yoga como da Nutrição são ferramentas que proporcionam consciência, para expandir, penetrar, mudar, evoluir, criar pureza, sensibilidade, percepção consciente, liberdade, autocuidado, autoconhecimento e saúde.
 
PROGRAMA
DIA 1
11hs: Chegada.
12hs: Almoço.
13hs: Apresentação dos participantes e das atividades.
16hs: Pratica de Yoga.
19hs: Jantar.
 
DIA 2
6:30hs: Pratica de Yoga.
8hs: Batido energético.
9hs: Passeio pelas plantações de cacau e a reserva de mata atlântica da fazenda.
12hs: Almoço.
13hs: Palestra: Macro e micronutrientes, necessidades, biodisponibilidade nos diferentes alimentos e jeitos de preparo.
16hs: Pratica de Yoga.
19hs: Jantar.
 
DIA 3
6:30hs: Pratica de Yoga.
8hs: Batido energético. Tempo livre.
9hs: Tempo livre com possibilidade de passeio, caiaqui no rio de Contas e banho de lagoa.
12hs: Almoço.
13hs: Palestra: Yoga e Nutrição, as Gunas (Tamas, Rajas, Satwa), a sua relação com os alimentos. Perguntas e respostas.
16hs: Pratica de Yoga.
19hs: Jantar.
 
DIA 4 
6:30hs: Pratica de Yoga.
8hs: Batido energético-café da manhã. Encerramento.
12hs: Almoço.
 
Organizadora e condutora: Verena Weiss: médica formada na Universidade de Buenos Aires; Terapeuta em Nutrição Ayurvêdica formada no Centro Tridosha, Barcelona em colaboração com a Universidade de Puna, India; Instrutora de Hatha Yoga formada no Centro Internacional Sivananda; workshops e práticas de Vinyasa Yoga na Escola Yoga Bindu, Barcelona e Escola Jivamukti, Munich.
Facilitador e Guardião da Pedra do Sabiá: Hugo de Rincquesen
Valor: $450: Acomodação compartilhada em apartamento (2 ou 3 pessoas)
$500: Acomodação compartilhada em bangalô (2 ou 3 pessoas)
O valor inclui a acomodação, as refeições, as aulas de Yoga, as palestras e os passeios.
Informações pelo inbox ou Zapp: Verena 73998191979; Hugo 7399651031