Comunicação Não Violenta

Comunicação Não Violenta

cnv2

Curso de Introdução em Comunicação Não Violenta

Com Sven Fröhlich-Archangelo
Período: 11 à 13 de dezembro de 2015
(o curso começa dia 11 às 17h e termina no dia 13 às 16h)

O que você vai falar no próximo momento pode mudar seu mundo”

O que é?

A Comunicação Não Violenta é um processo de entendimento que facilita a harmonização de suas necessidades pessoais com as necessidades das pessoas com as quais você se relaciona, de uma maneira autêntica e empática. Ela envolve, inicialmente, uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos. A CNV nos permite construir uma relação de confiança através de uma linguagem que aumenta a disposição de cooperar e apoiar um ao outro.

 

Quais são os objetivos?

  • Criar um clima de cooperação, valorização e confiança através de diálogos autênticos e empáticos;
  • Conhecer formas que ajudem a conduzir conversas e discussões difíceis de maneira construtiva;
  • Ter mais segurança em lidar com pessoas difíceis, raivosas e desafiadoras;
  • Entender melhor os motivos de comportamentos agressivos;
  • Auto-gerenciamento em situações de estresse e situações com emoções fortes.

 

A quem se destina?

Qualquer pessoa interessada em aprofundar a qualidade dos seus relacionamentos. O trabalho tem sido realizado com empresários, educadores, profissionais da área de saúde, mediadores, prisioneiros e guardas, militares, membros do clero, funcionários públicos, dentre muitos outros. Membros do CNVC introduziram programas de paz em regiões assoladas por guerras como Sérvia e Croácia, Burundi e Sri Lanka, e as técnicas de CNV estão sendo ensinadas em escolas da Ex-Iusgoslávia e de Israel.

 

Quem é o facilitador?

Sven Fröhlich-Archangelo, alemão residente no Brasil, administrador de empresas pela Universidade de Göttingen, Alemanha. É treinador internacional de Comunicação Não Violenta, comunicação intercultural e mediação de conflitos.  Dentre os seus clientes na Alemanha estão o exército alemão, o governo da Bavária e a associação humanitária alemã “Internationaler Bund”. No Brasil trabalha para várias empresas e desenvolveu, junto com a prefeitura de Campinas, um projeto para prevenção de violência para a Secretaria de Saúde.

 

Temas abordados:

  • Formas de comunicação que criam muros;
  • Quatro reações a uma critica;

  • O poder da empatia;
  • Linguagem de ações positivas – os quatro passos da CNV;

  • Livrar-se do teatro mental: Observar sem avaliar;
  • Distinguir sentimentos e pensamentos;

  • Distinguir necessidades e estratégias – conseguir a liberdade interna;
  • A arte de pedir, pedidos e exigências;

  • Transformar a raiva.


Quem criou este processo de comunicação?

O criador desse processo é o psicólogo norteamericano Dr. Marshall Rosenberg. Tendo crescido em um bairro turbulento de Detroit, se interessou por novas formas de comunicação para criar alternativas pacíficas de diálogo que amenizassem o clima de violência com o qual conviveu. A Comunicação Não Violenta foi o resultado de sua especialização em psicologia social, de seus estudos de religião comparada e de suas vivências pessoais. Em 1984, o Dr. Rosenberg fundou, na Califórnia, o “Center for Nonviolent Communication” (CNVC), que se transformou em uma grande organização internacional sem fins lucrativos, com centenas de pessoas habilitadas a dar treinamento em trinta países, entre eles o Brasil. Seu livro virou um best-seller internacional.

Bibliografia recomendada:

Rosenberg, Marshall B. (2006): Comunicação não-violenta – técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Agora.

Internet – Palestra do Criador Marshall Rosenberg:

 

Comentários dos participantes sobre a formação em Comunicação Não Violenta:

Meu nome é Paulo Eduardo de Oliveira Cardoso, atualmente com quase um ano de idade, que corresponde à data em que tive contato pela primeira vez com o Sven e os princípios da CNV. Renascí para a vida e transformei meu olhar de mundo e sobre o outro a partir daí. Fiz o curso básico duas vezes, e depois o módulo de aprofundamento. Minha vida inteira se transformou desde então, entrei num processo de consciência muito forte, ao qual me dedico com todas as forças. Pratico CNV no meu trabalho, na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, o que me deixa muito energizado e feliz. Enfim agradeço a experiência , didática, paciência e disponibilidade do Sven a quem sou profundamente grato.

Paulo Eduardo de Oliveira Cardoso, Dentista  Campinas, SP

Inicialmente o que me motivou a fazer o curso de Comunicação não-violenta foi a curiosidade. Fui para ver do que se tratava, pois o nome me pareceu interessante. Mas, logo que o curso começou a curiosidade foi dando lugar a surpresa e à certeza de que estava no lugar certo no momento certo de minha vida. As práticas aplicadas foram momentos mágicos para mim. Nelas pude identificar comportamentos, sentimentos e necessidades que jamais tinha prestado atenção em mim mesma. Foram momentos de autoconhecimento e de partilha com o grupo. Durante o curso pude conhecer exatamente o significado da palavra empatia, pois Sven nos deu a melhor das lições: seu próprio exemplo.

Luciene Cardoso, Designer  São Paulo

Valor:
R$700 por pessoa
R$620 por pessoa (desconto para pagamento até dia 01 de novembro)

Observações
-Este valor é para quartos compartilhados. Consulte-nos caso queira estar em um quarto individualmente;
-O pagamento pode ser dividido em 2x;
-Para confirmar a sua inscrição, envie-nos o comprovante de deposito da 1ª parcela;
-Estão inclusos no valor a participação no curso, a hospedagem e todas as refeições;
-Não estão inclusos a chegada até a Pedra do Sabiá e as terapias individuais solicitadas pelo hóspede;
-Programação e tarifa sujeitas a alteração.

Descubra como chegar (opção de chegada pelo Rio de Contas, de barco ou canoa)

Informações e reservas clique aqui

Ver Terapias e Oficinas disponíveis

Back to Top